top of page

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é fundamentada no conceito filosófico de integridade e unidade do todo – a unidade do organismo humano em si e a unidade maior do ser humano com a natureza.

 

Vivemos na natureza, ela representa a condição vital para nossa sobrevivência. Assim, somos influenciados direta ou indiretamente por seus movimentos e mudanças.

 

A qualidade desta relação que estabelecemos determina nosso grau de harmonia e saúde.

 

As diferentes partes do homem também estão sempre interrelacionadas, formando uma unidade.

 

Assim, emoções e pensamentos (o meio abstrato) influenciam o funcionamento dos diferentes sistemas orgânicos (o meio concreto), e vice-versa.

 

O que faz a interligação entre as duas partes é a energia que circula no corpo, algo entre o sutil e o concreto.

 

Se puxamos a energia de volta para o equilíbrio, tendemos à harmonia física e mental também.

 

A MTC utiliza uma linguagem que retrata simbolicamente as leis da natureza e que valoriza uma inter-relação harmônica entre as partes, visando sempre a busca da integridade.

 

A teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpreta todos os fenômenos em opostos complementares.

 

O objetivo desse conhecimento é obter meios de equilibrar essa dualidade.

 

A teoria dos 5 movimentos atribui a todas as coisas e fenômenos, na natureza assim como no corpo, uma das 5 energias (madeira, fogo, terra, metal, água) de acordo com suas diferentes propriedades, funções e forma.

 

Utilizando as leis de relação entre essas energias procura-se obter harmonia entre elas.

 

A fim de obter o re-equilíbrio foram desenvolvidas diferentes técnicas para eliminar energia em excesso, desbloquear energia estagnada, distribuir energia harmoniosamente, e absorver maior quantidade e qualidade de energia.

 

Os meios que utilizamos – exercícios respiratórios e físicos, massagens, acupuntura, dieta e fitoterapia – são diferentes mas seguem um mesmo princípio: o equilíbrio interno entre espírito, energia (sopro) e essência, e a visão harmônica do homem com a natureza.

 

bottom of page